• Fale conosco: (15) 98171-0405

Blog

Categories Construção

FASES DE UMA CONSTRUÇÃO BIOCLIMÁTICA

Como você sabe, o escritório Atos tem como foco a disseminação da cultura da sustentabilidade no setor de construção civil, por isso, adotamos em nossos projetos e obras soluções que minimizem o impacto ambiental durante e após as obras, buscando aliar a sustentabilidade com o bem estar de nossos clientes, sem se esquecer da mensuração da viabilidade econômica das soluções adotadas.

Quando fomos procurados por um casal que tinha os mesmo ideais que a Atos para construção da casa de seus sonhos, não tivemos dúvidas que eles se tornariam nossos clientes.

As seguintes soluções projetuais e construtivas foram apresentadas e aprovadas:

  1. Sistema de construção a seco Wood Frame;
  2. Captação de águas pluviais, com reúso de águas pluviais na irrigação do jardim, vasos sanitários e piscina;
  3. Ventilação cruzada;
  4. Aquecimento natural no inverno (efeito estufa);
  5. Geração de energia fotovoltaica;
  6. Aquecimento solar;
  7. Iluminação natural;
  8. Iluminação artificial 100% LED;
  9. Caixas acopladas de duas vazões;
  10. Torneiras com arejador de água;
  11. Automação;
  12. Revestimentos e equipamentos com selo verde.

Além da adoção dos itens acima, os clientes optaram por algumas escolhas bastante interessantes, como sauna, spa, estúdio de música e uma adega subterrânea.

Categories Pintura

Dicas e truques para pintores de parede

Existem algumas dicas e truques que os pintores profissionais utilizam na hora de realizar seus serviços, que fazem muita diferença tratando-se de qualidade e acabamento. Neste artigo aprenderemos a deixar seu serviço de pintura muito mais eficaz, ágil, com menos sujeira e um acabamento bem mais bonito.

Confira abaixo dicas e truques usadas por pintores profissionais.

Limpe bem a parede antes de pintar

Um passo muito importante para se pintar uma parede, para o qual nem todos os pintores dão a devida atenção, é a limpeza da parede antes do momento da pintura. Se houver apenas sujeira na parede, como poeira ou terra, água e detergente dão conta do recado. No entanto, se estiver com mofo, será necessário utilizar água sanitária. Desenho com canetinhas coloridas (hidrográficas, pincéis atômicos e etc) que crianças deixam na parede são removíveis com álcool etílico – porém, se o desenho for de caneta esferográfica, será necessário lixar.

Segredo de profissional: o lote da tinta

A maior parte dos pintores de parede profissionais sabe que pode haver algumas leves diferenças de coloração de tintas da mesma cor, mas que sejam de lotes diferentes. Não é uma diferença gritante, mas que poderá ser perceptível quando o serviço começar a ser realizado. A dica é: veja o lote das latas que estiver usando. Se os produtos forem de lotes diferentes, misture-os em um recipiente antes de usar para que fiquem homogêneos.

Proteja chão e dobradiças de porta

Para proteger o chão em momentos de pintura, nunca utilize plástico, lona ou outro material deste tipo. Eles dificultam a secagem da tinta que escorre ou cai, e, se o pintor pisar, suja seu calçado e todo o lugar que ele pisa depois. Para proteger o chão, prefira utilizar papelão, que absorve a tinta e faz com que seque mais rápido.

Para proteger as dobradiças de portas e janelas, por sua vez, o truque é utilizar vaselina. Ao passar o produto sobre as dobradiças, elas ficam oleosas e a tinta não consegue aderir à sua superfície.

Proteção de rodapés

Para proteger o rodapé de sua parede no momento da pintura, é recomendável que o pintor de paredes utilize a fita crepe mais grossa possível, aplicando a fita à parede sem pó, passando uma régua na sequência para garantir a aderência e evitar deslocamentos. Ao pintar, lembre-se de espalhar a tinta do centro da parede em direção às extremidades, para que o pincel ou rolo chegue mais seco ao chão e faça menos sujeira. 

Uma pintura fácil e homogênea

Pintar cantos de paredes é uma tarefa que exige capricho e algum tempo para cuidar dos detalhes. A dica é pintar primeiro os cantos com um pincel e, antes que esta tinta seque, preencher o restante da parede de tinta com um rolo. Aguarde cerca de três horas e faça isso novamente – a segunda demão de tinta suprime as diferenças de cor possíveis que possam ter ficado entre a pintura de cantos e a de centro.  

Conclusão

Quando for realizar pintura de paredes, atente-se a essas e muitas outras dicas relevantes, para que o serviço fique profissional e com qualidade. Bons pintores de paredes geralmente são qualificados e tem muita experiência na profissão, o que faz toda a diferença no resultado final.

Categories Energia Renovável

Facebook firma contrato de compra de energia para ser abastecido por usina solar flutuante em Singapura

O Facebook fechou contrato de compra de energia com a companhia Sunseap Group para contar com o abastecimento da geração de uma usina solar flutuante em Singapura. O acordo, do tipo virtual power purchase agreement (VPPA), é o primeiro voltado para uma instalação do tipo realizada pela rede social.

Perante os termos do contrato, todos os créditos de fonte renovável do empreendimento serão transferidos para o Facebook, que também receberá toda energia produzida pela planta. A eletricidade gerada pela usina será usada para auxiliar a operação da rede social em Singapura.

Em março, a usina foi concluída – sendo composta por 30 mil estruturas de flutuação, 13 mil módulos fotovoltaicos e 40 inversores – para atuar no Estreito de Jor, uma faixa de água que divide a Singapura da Malásia. Os fornecedores de equipamentos envolvidos no empreendimento ainda não foram anunciados pela Sunseap.

Urvi Parekh, diretora de energia renovável do Facebook, afirmou que é a primeira vez que a empresa participa de um projeto solar flutuante e que está “particularmente animada” para colaborar com essa tecnologia.

Trata-se do segundo contrato firmado entre o Facebook e a Sunseap. Em outubro de 2020, ambas as empresas fecharam um acordo para a desenvolvedora solar gerar energia elétrica renovável com objetivo de abastecer datacenters e escritórios no país asiático e instalar painéis solares nos telhados de 49 repartições públicas e 1.200 prédios residenciais. A previsão é de que o sistema comece a funcionar em 2022.

Nos últimos meses, na região do sudeste asiático, junto com outros mercados, sobretudo no Vietnã, Singapura ergueu-se como um destino de investimentos em geração solar. Há pouco tempo, também sob a elaboração da Sunseap, a Amazon divulgou a compra de 62 MW em empreendimentos fotovoltaicos no país. A empresa de desenvolvimento solar forma uma joint venture com uma companhia de energia da Malásia, a Tenaga Nasional Berhad, visando exportar produção renovável do país para Singapura.